Hackers atacam e cobram resgate pela base de dados do STJ

No último dia 03/11, o site do STJ ( Superior Tribunal de Justiça) sofreu um ataque de criminosos que o invadiram e conseguiram criptografar completamente a base de dados. Hoje os, técnicos do STJ encontraram um pedido de resgate com um contato dos hackers para negociação.

O ataque já é considerado o pior da história do Brasil. o STJ está totalmente às escuras no momento, sem ao histórico de processos judiciais. Todo o acervo, dados dos servidores e backup dos dados foram criptografados, inclusive, todas as caixas de e-mail dos ministros da corte foram bloqueadas.

Através da mensagem, notamos que trata-se de um ataque tipo ransomware, quando hackers sequestram dados importantes e pedem quantias em dinheiro para que sejam devolvidas, normalmente pagas em Bitcoin.

Ao acessar o link do site, é exibida uma mensagem que informa que a plataforma sofreu tal ataque e que as medidas estão sendo tomadas para sua normalização. Enquanto isso, são mostradas algumas opções de contato para casos de urgentes através doe um plantão que perdurará até o restabelecimento do site STJ.

Depois do STJ, hackers atacam Governo do DF e Ministério da Saúde

Hoje, ao perceber uma tentativa de ataque hacker, o governo do DF tirou do ar seus sistemas. A rapidez na atitude ocorreu, devido ao estado de alerta em que a Subsecretaria de Tecnologia do DF por conta do ataque descrito acima. Essa atitude de remover os sites do ar, foi tomada para preservar a integridade da dos dados do governo distrital.

Fontes: STF / Tecmundo / G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *